quinta-feira, 27 de novembro de 2008

Oráculo da Deusas - Cerridwen

MORTE E RENASCIMENTO
Eu lhe dou a vida
Eu lhe dou a morte
é tudo uma coisa só
Você anda pelo caminho em espiral
o caminho eterno
que é a existência
sempre se transformando
sempre crescendo
sempre mudando
Nada morre que não nasça outra vez
nada existe sem ter morrido
Quando vier até mim
eu lhe darei as boas-vindas
então a acolherei no meu útero
meu caldeirão de transformação
onde você é misturada e peneirada
fundida e fervida
derretida e triturada
reconstituída e depois reciclada
Você sempre volta para mim
você sempre vai embora renovada
Morte e renascimento
não são nada mais que pontos de transição
ao longo do Caminho Eterno

Mitologia
Para os galeses, Cerridwen é uma Deusa tríplice — donzela, mãe e mulher idosa — cujo animal totêmico é uma grande porca branca.
Ela se relaciona com a Lua, a inspiração, a poesia, a profecia, a mudança de forma e a vida e a morte. Cerridwen teve dois filhos. Um era belo e o outro, feio. Como queria que o rapaz feio tivesse algo de seu, ela fez para ele uma poção mágica. Demorou um ano e um dia para terminar de fazer a poção, que se destinava a torná-lo inspirado e brilhante. Ela ordenou que Gwion, seu assistente, tomasse conta da poção e o advertiu para não bebê-la. Acidentalmente, algumas gotas da poção espirraram na mão de Gwion, e ele levou a mão à boca. Instantaneamente, ele sabia tudo, até mesmo que Cerridwen tentaria matá-lo. Ele fugiu e ela foi atrás dele. Depois de muitas mudanças de forma, Gwion foi engolido por Cerridwen, que o deu à luz nove meses depois.

Sugestão de ritual: O caldeirão de Cerridwen
Reserve um horário e um lugar em que você não seja incomodada.Sente-se ou deite-se confortavelmente, com a coluna reta. Feche os olhos. Inspire profundamente e expire lentamente, contando até dez.
Inspire outra vez e novamente expire contando até dez. Faça uma terceira inspiração profunda e, enquanto solta o ar, visualize ou sinta um túnel. Pode ser um túnel que você conheça ou um túnel que você imagine. Fique em pé do lado de fora do túnel e passe os dedos pela superfície da entrada. Sinta o cheiro. Entre no túnel. Lá dentro
está quente e confortável, ele é bem iluminado e agradável. Você vai descendo, descendo cada vez mais fundo. Descendo, descendo, sente-se relaxada, confortável,até chegar ao final do túnel. Há luz no fim do túnel, a luz do Além.
Você passa para o Além e é recebida por Cerridwen. Ela pega você pela mão e a leva até seu caldeirão. Ele é gigantesco e preto.Cerridwen mexe o conteúdo do caldeirão e pede que você ponha ali tudo o que precisa ser transformado e abandonado, tudo que precisa morrer. Você põe tudo no caldeirão e mexe. Cerridwen agita o caldeirão.
Cerridwen pára de agitar o caldeirão, deixa de lado seu bastão e coloca as mãos dentro dele. Ela tira o que você jogou lá dentro, que coloca na sua frente. O que você jogou foi transformado no que é preciso. Você agradece a Cerridwen e ela lhe pede um presente, que você dá de boa vontade. Pronta para voltar, você entra no túnel levando consigo o que foi transformado dentro do caldeirão de Cerridwen.
Agora você está subindo, subindo, subindo, sentindo-se revigorada, energizada. Continue a subir até chegar à entrada do túnel. Você sai do túnel e respira profundamente. Ao expirar lentamente, você volta ao corpo. Respire fundo mais uma vez e, quando estiver pronta, abra os olhos. Seja bem-vinda!

Oráculo das Deusas - Amy Sophia Marashimskv

quarta-feira, 19 de novembro de 2008

Direito de Menstruar

Hoje fiz uma descoberta no minimo maravilhosa; fui convidada a participar de uma lista de discussões sobre assuntos femininos, e minha surpresa veio de um dos assuntos lá tratados, um parágrafo que faz parte da CLT, que dá direito as mulheres de faltarem no periodo menstrual, observe:
"- A mulher, com dificuldades no dia da menstruação estiver sofrendo para trabalhar, solicitar descanso (metade do dia ou mesmo em quantidade de horas), será concedido a Folga Fisiológica."
Ou seja, existe uma lei que protege nosso direito de menstruar, de lidar com esse momento delicado do nosso ciclo, um momento de poder sim, mas que as vezes nos deixa desgastadas, cansadas, e por negarmos sua existência ele se tornou triste, pesado, inconveniente, sendo que ele é necessário, e faz parte da grandeza de nossa natureza.
Como já disse minha querida Sabrina Alves; "é urgente adquirir respeito pela revelação pessoal, espiritual e dos ciclos femininos, que são a representação micro da ciclicidade macro de Gaia."
Enquanto não aprendermos a curar nossas feridas interiores, e resgatar nossa essência feminina os inconvenientes menstruais vão acontecer, mas a medida que vamos restabelecendo o contato com o nosso útero, essas sensações mudam e logo esses dias serão, dias de poder, em que você se sentirá forte como uma leoa...prestes a conquistar o mundo!
Agradeço a Dani moderadora da lista de discussões Ciclos Naturais Femininos por ter me convidado para participar da lista e por ter autorizado que eu postasse aqui o link da lei para quem quiser ler na integra o que diz o texto sobre folgas e dias remunerados, espero que a descoberta das meninas da lista de discussões mexa tanto com vocês como mexeu comigo, por isso pedi a Dani para compartilhar com vocês essa descoberta, ela nos dá o direito de menstruar em paz, de nos recolhermos, nossas ancestrais se recolhiam nas "Tendas da Lua", e lá se resguardavam e utilizavam desse momento magicamente, hoje em dia já não é possivel nos recolhermos em "tendas" integralmente durante nossa lua, mas podemos nos reconectar com essa energia com exercicios e praticas que nos ajudarão a passar por esse periodo de maneira menos dolorosa e mais gratificante. Em breve estarei postando mais sobre esses exercicios e praticas.
Até lá!
Novo Link para Noções de Direitos Trabalhistas


sábado, 15 de novembro de 2008

Pela Individualidade Feminina

Por que muitas vezes aceitamos migalhas? Deixamos as pessoas nos subjulgarem, nos substimarem, somos fortes... somos grandes... somos dotadas de sensibilidade e poder.
Eu assisti o filme "Dreamgirls- Em busca de um sonho" e terminei o filme em lágrimas, ao perceber que aquela história poderia muito bem ser a minha... ou a sua.
Quantas vezes confundimos os nossos sonhos com os sonhos dos outros, e tomamos pra nós a responsabilidade da felicidade daqueles que nos rodeiam, nos sentindo responsáveis pelo fracasso alheio, e tomamos toda a dor pra dentro de nós!
Por que? Se nossa missão é ser feliz, não estou dizendo que devemos nos tornar egoístas ou megalomaníacas, mas uma boa dose de individualismo pode nos ajudar a dar passos seguros, a auto-suficiência não é ser cruel, mas é agir por conta própria, é saber decidir sozinha o que é melhor pra você, é claro que você pode e deve pedir opiniões, elas podem nos ajudar a escolher de forma correta, mas no fim algumas decisões são só suas.
Ninguém tem o direito de lhe condenar por uma má escolha, principalmente se ela foi feita somente por você, é seu direito errar, cair e se levantar. Bem melhor do que usar a desculpa de que seu erro ocorreu porque você fez o que lhe mandaram...
Ninguém tem o direito de subjulgar nossos sonhos, de dizer que eles são errados, não viaveis ou impossiveis, eles são nossos, nos pertencem e é nosso dever lutar por eles, ninguém deve dizer o que devemos ou não fazer, seja quem for, você é a dona do seu destino, você é quem escreve sua história todos os dias, tire a caneta da mão de quem tenta escrevê-la por você. Ou você corre o risco de se tornar uma pessoa amarga no fim de sua vida, dizendo que não fez nada do que gostaria de ter feito... quantas mulheres nós ouvimos dizendo isso em sua velhice?
Seja quem você é sem medo de desapontar quem ama, dê razões pra ser amada pelo que é, ou como diria o poeta Victor Hugo, ser amada apesar daquilo que você é!
A nossa felicidade reside dentro de nós mesmas e não no que o outro nos proporciona, o amor é uma troca, sobretudo de qualidades, se nos sentimos inferiores, feias, dependentes, fracas; que qualidades temos pra oferecer nesse relacionamento?
Você é muito maior do que pensa, você é muito melhor do que consegue ver, olhe atentamente seus olhos no espelho e contemple sua verdadeira imagem, sua Guerreira Interior, a mulher que precisa vir a tona e lutar por sua felicidade, ela pode dar toda a força de que precisa, todas as direções que deve tomar, ouça sua voz!
Assuma a responsabilidade por sua felicidade, retome as rédeas da sua vida e seja quem deseja ser, e principalmente quem você é!
Boa sorte!!! O mundo certamente será um lugar melhor com pessoas originais!
Não tema correr riscos, apenas quem corre riscos é livre!

sexta-feira, 14 de novembro de 2008

Memórias Juvenis de Babi Guerreiro

Hoje eu acordei com uma sensação de melancolia tão grande, uma saudade da minha adolescência, e principalmente dos velhos amigos, daqueles com quem eu passava a maior parte do tempo.
Ouvindo música, fazendo poesia, andando de bicicleta, tempo gostoso... quando não precisavamos nos preocupar com o vencimento das contas, em levar filhos à escola...rsrs... crescer, amadurecer, ter responsabilidades faz parte da vida, mas como negar essa saudade dessa época de falsa inocência, quando achavamos o mundo um lugar à ser transformado, ao ouvir a Legião Urbana bradando em alto e bom som: Que País É Este? Tudo que eu almejava era trabalhar com Fotografia Jornalistica, sair por ai em cima de uma moto congelando momentos inesqueciveis, ao som do U2, rsrs... sem teto, sem compromisso, independente, só com meia dúzia de roupas na mochila e uma idéia na cabeça... Ser livre!!!
Era isso que eu queria ser quando eu crescesse... mas a vida tem caminhos misteriosos, a Fotografia se tornou um hobby, o Jornalismo está em stand by, independente? Sim, sou dona do meu nariz, fui a primeira entre os amigos em adquirir minha casa própria e independência financeira, aos 20 anos, uma grande conquista!
Mas tenho mais compromissos do que quis na vida...rsrs... casei, 2 vezes, e da primeira união que durou num total de 11 anos tive minha filha que hoje tem 4 anos e meio.
Não existem arrependimentos... nem duvidas, só saudades... gostaria de passar mais tempo com esses amigos, vê-los com mais frequência, recordar os bons tempos, quando nossa unica preocupação era não ficar de recuperação naquela matéria chata, porque isso podia acarretar um castigo terrivel: não poder sair nas férias com os amigos!!!
Que saudade do meu coletinho jeans, pixado, inseparavel no ginásio, meu all star preto cano alto, meu babuche, meu walkman amarelão, tocava minhas fitas favoritas e consumia pilha como só...rsrs... hoje ando com meu mp3 ouvindo quase sempre as mesmas músicas que antes... "tempos mudernos"... velhos costumes...
Continuo andando de bicicleta, por outras ruas, outros bairros, sai da periferia para o centro urbano, continuo usando tênis, mas não o all star... e continuo acreditando que posso transformar o mundo num lugar melhor, estudei Teologia, me tornei estudiosa também de antigas culturas, encontrei as religiões matriarcais, virei Ecofeminista... hoje tento unir minhas ideologias e coloca-las em pratica para que esse mundo seja um lugar bom pra minha filha crescer, há muito o que fazer é verdade... mas sou uma virginiana otimista, que quer encontrar sua utilidade no mundo!
Continuo trabalhando por minhas ideologias, acreditando nelas e muitas vezes pagando caro por elas, mas eu não paro de caminhar, a estrada é longa e eu tenho fôlego!
E enquanto aguentar vou enfrente sem parar.... talvez a liberdade seja um estado de espirito, pois nunca me senti tão livre!!!
Dry, Mara e Eu - Revellion de 1998 - Amigas de infância, estão comigo há mais de 20 anos, não imaginaria minha vida sem elas!!!

quinta-feira, 13 de novembro de 2008

Código de Honra - De Magdala Feminino Essencial

Este material circula pela internet com o título de "Poema Celta". Não se sabe na realidade se é um código de honra das mulheres celtas, porque elas nunca deixaram nada escrito. Recebi em mensagem da minha amada irmã Carla Lampert, do Magdala Feminino Essencial Sul, que postou ontem esse lindo texto que também quero dividir com vocês. Gostaria de dizer a todas que o link do Magdala está na lista dos Recomendados, prestigiem o blog da Carlinha que tem um trabalho muito lindo. O texto retrata o que há de mais forte dentro de cada mulher, a liberdade e o amor:

"Jamais permitas que algum homem a escravize, nasceste livre para amar e não para ser escrava.

Jamais permitas que teu coração sofra em nome do amor.
Amar é um ato de felicidade, por quê sofrer?

Jamais permitas que teus olhos derramem lágrimas por alguém que jamais fará você sorrir!
Jamais permitas que o uso do teu próprio corpo seja cerceado.
O corpo é moradia do espírito, por quê mantê-lo aprisionado?

Jamais te permitas ficar horas esperando por alguém que jamais virá, mesmo tendo prometido.
Jamais permitas que teu nome seja pronunciado em vão por um homem cujo nome tu sequer sabes!

Jamais permitas que teu tempo, corpo e coração seja desperdiçado por alguém que nunca terá tempo para ti.
Jamais permitas ouvir gritos em teu ouvido.
O Amor é o único que pode falar mais alto!

Jamais permitas que paixões desenfreadas te transportem de um mundo real para outro que nunca existiu.
Jamais permitas que os outros sonhos se misturem aos seus, fazendo-os virar um grande pesadelo.

Jamais acredites que alguém possa voltar quando nunca esteve presente.
Jamais permitas que teu útero gere um filho que nunca terá um pai.
Jamais permitas viver na dependência de um homem como se tu tivesses nascido inválida.

Jamais permitas que a dor, a tristeza, a solidão, o ódio, o ressentimento, o ciúme, o remorso e tudo aquilo que possa tirar os brilho de teus olhos a dominem, fazendo arrefecer a força que existe dentro de ti.
E, sobretudo, jamais permita-se perder a dignidade de ser mulher!"

Carlinha um super beijo pra você...cada dia que passa amo ainda mais seu trabalho!!! Espero conhecê-la pessoalmente em breve, são mulheres como você que ajudam a fazer a diferença! Toda minha admiração e carinho à você...luz sempre!!!

quarta-feira, 12 de novembro de 2008

Tabus Menstruais — Superstição ou Sabedoria?

Como outros mitos acerca da Lua, os referentes à menstruação podem conter muitas verdades. Tabus semelhantes são encontrados em áreas muito separadas do globo. As mulheres menstruadas eram isoladas em cabanas especiais, evitavam contato sexual e se lhes proibia cozinhar ou tocar nos alimentos e outras coisas. Seriam tais costumes superstição e preconceito
contra as mulheres, ou será que — como tantas tradições populares — eles contêm uma antiga sabedoria? Ao longo dos séculos, eles poderiam ter sofrido distorções e elaborações. Mesmo assim, no cerne dessas práticas as mulheres podem encontrar conexões com sua natureza lunar. Para descobrir os propósitos dos tabus, analise o círculo do Ascendente Câncer.

O Isolamento das Mulheres Menstruadas: Como a prática de isolar as mulheres menstruadas foi seguida no mundo inteiro, deve ter havido boas razões para tal. O círculo sugere que as mulheres podem necessitar de um certo grau de isolamento todo mês, para entrar em contato com os instintos e as emoções. Câncer necessita de uma concha protetora. Aquário na 8ª, a casa da regeneração, mostra que a separação durante essa fase pode ser curativa. À semelhança do resguardo pós-pano, a cabana da menstruação deu às mulheres o tão necessário sossego. Repouso e privacidade durante o período são importantes para manter o equilíbrio emocional. Incômodos como cólicas e TPM surgem quando os sentimentos reprimidos afetam nossos corpos e nos forçam a prestar atenção.
Os retiros periódicos do mundo são também uma questão da 12ª casa, que aponta para ganhos espirituais. Alguns sensitivos dizem que as mulheres são extremamente mediúnicas durante o pré-menstrual e a menstruação. Como o plexo solar tende a estar plenamente aberto, nós facilmente vemos nosso equilíbrio abalado pela negatividade. Essa vulnerabilidade pode ser uma razão pela qual parecemos teimosas e irracionais durante nossos períodos. Estamos percebendo e reagindo psiquicamente às emoções e motivos inconscientes dos outros. O isolamento pode proteger a mulher intuitiva altamente sensibilizada. Ele também lhe faculta tempo para meditar, vivenciar o hemisfério lunar e voltar com ele ao alinhamento correto.
Isaac Bonewits apresentou uma visão menos positiva dos poderes ocultos das mulheres. Doutor em magia ritual, ele se localiza na linha divisória entre a ciência e o ocultismo. Ele acredita que as mulheres menstruadas emitem energia negativa que interfere no ritual mágico. Embora isso pareça contradizer a visão paranormal das mulheres, talvez nossos poderes devam ser dirigidos para outras tarefas, que não rituais, durante aquela fase. Se não entrarmos em contato com nossos hemisférios lunares e não satisfizermos nossas necessidades especiais, a perturbação resultante pode afetar negativamente as energias mediúnicas. Um retiro pode nos ajudar a
reaprender a utilização dessas energias para aquilo que foram programadas.

Jejum e Tabus Alimentares: Outras práticas comuns, como fazer jejum ou não tocar nos alimentos, podem ter-se devido à higiene precária em circunstâncias primitivas — ou não. O fluxo menstrual é um modo de o corpo descarregar as toxinas, razão pela qual as mulheres são mais saudáveis que os homens e vivem mais tempo. Os bioquímicos descobriram que esse sangue contém proteínas mal metabolizadas, porque nossas funções hepáticas estão comprometidas naquele período. Na pré-menopausa, as mulheres têm muito mais cálculos renais e afecções hepáticas. O dr. Burton Coombs, especialista em problemas hepáticos, associa a suscetibilidade das mulheres a distúrbios do fígado com a presença do estrogênio em nossos
corpos. No círculo do Ascendente Câncer, a ênfase no fígado é mostrada por Sagitário, regido por Câncer na casa da saúde. Júpiter governa o fígado. O estrogênio, principal hormônio feminino, é metabolizado neste órgão. Muitas culturas prescrevem jejuns ou dietas especiais durante o período menstrual, sem dúvida para dar um descanso ao fígado. Qualquer pessoa que tenha uma
história pessoal ou familiar de problemas hepáticos deve experimentá-lo.

Abstinência Sexual: Se o retiro menstrual é válido, outros tabus menstruais universais também podem ser sensatos, como a proibição do sexo. A 8ª casa significa sexualidade e regeneração. O desapegado Aquário está presente no círculo do Ascendente Câncer. Talvez nessa fase do ciclo, o desapego em relação ao sexo promova uma consciência mais elevada, além de regeneração. A abstinência também pode nos proteger de infecções. O vestíbulo uterino fica mais aberto durante esse período do que em qualquer outra época. O sangue pode agir como meio de cultura para bactérias ou doenças sexualmente transmissíveis.
O astrólogo Bob Mulligan, oferece uma justificativa espiritual para a proibição sexual. A exemplo dos seguidores de Alice Bailey, ele afirma que existe uma poderosa divindade feminina conectada com a Lua. O celibato é exigido para invocá-la e para exercícios espirituais destinados à remoção de obstáculos relacionados com a Lua. A abstinência durante a menstruação, quando o plexo solar está aberto, pode na verdade servir para aumentar o poder espiritual. Quer se aceite ou não uma divindade feminina, o celibato intermitente é recomendado em muitas práticas espirituais.
Se os ciclos das mulheres se correlacionavam outrora com as fases da Lua, então a Lua cheia e a Lua nova devem ter sido espiritualmente poderosas. Meditações em grupo e rituais aumentam as energias mediúnicas, logo você pode imaginar o impacto da quantidade de mulheres em celibato, confinadas em cabanas de menstruação e envolvidas em trabalho espiritual. Como nos distanciamos desse poder, ao nos divorciarmos dos ciclos naturais! Ao prestarmos atenção a este ritmo, podemos recuperar parte do poder.

Trecho do livro A Lua na sua vida - O Poder Mágico e As Influências Sobre as Mulheres, de Donna Cunningham.
Um dos melhores livros sobre influências lunares do ponto de vista astrológico com vários dados de pesquisas. Recomendo à todas, é uma excelente leitura!!!

sexta-feira, 7 de novembro de 2008

Tempo Matriarcal

Em épocas matriarcais, ser uma mulher era compreendido como algo especial, por causa da habilidade de sangrar sem feridas e sem morte. E, reter seu sangue durante um longo período na gravidez, para produzir uma vida nova! Que presente miraculoso, a perpetuação da espécie.
Como uma mulher entra na idade da sabedoria, seu sangue sábio foi retido dentro de seu corpo. Esta era considerada uma estadia, o incrível poder da mulher em menopausa. Seu ' sangue sábio '; da vida e as habilidades de desafiar a morte permaneceram dentro de seu corpo para seus únicos uso, finalidade e desejo. Não mais por muito tempo terá que sangrar e nutrir a terra com seu presente de sangue, nem necessita compartilhar de seu corpo para ajudar criar uma vida nova. Reteve todos estes presentes e poder para seu próprio uso. Isto fez-lhe uma figura de incrível poder, com muitas dádivas especiais, bênçãos para compartilhar com seus povos. Com o advento do conhecimento científico, a menstruação, a gravidez, o nascimento e a menopausa têm sido reduzidos, às vezes, às condições médicas e, em outras vezes,emergências médicas.
Freqüentemente, por causa do conhecimento e da terminologia científica, a mágica, a beleza, o poder e a sabedoria do menstruação, da gravidez, do nascimento e da menopausa foram perdidos e negligenciados no mundo. Com uma mudança do pensamento e do sentimento nós podemos recuperar e honrar nossos corpos para toda a magia, divertimento, e amor se tivermos o coração para fazer exame mais próximo na verdade de quem nós somos realmente em comparação às ordens, aos pensamentos e às opiniões de outros. Boas vindas na fase da mulher do sangue sábio.
A transição para a menopausa pode ser um momento do apreensão e incerteza de nos mesmos, nossos corpos e de nosso futuro. Pode ser um momento reduzido a uma condição médica que possa requerer atenção . Pode ser um momento experimentado como uma elevação emocional através das mudanças em níveis hormonais. Pode ser reduzido a um momento da inconveniência e do desespero para outro e para si.
A menopausa pode ser experimentado como um dos divertimentos dos tempos emocionantes da vida. É um momento para escolhas. É um momento para a mulher, para ela mesma , suas necessidades, desejos, experiências, liberdade . Tudo isto pode ser inesperado e oprimindo dependendo como uma mulher aprende, e as experiências, as escolhas novas e diferentes a essas. A menopausa é um momento de grande mudança. É importante fazer exame do espaço sagrado para descobrir nossas possibilidades e nossos potenciais e para curar e liberar isso que nós requeremos, não por muito tempo. Isto permitirá a nos movermos com mais facilidade e finalidade no presente, e assim determinar o futuro, nosso futuro.
O futuro das filhas e as possibilidades gloriosas que estão disponíveis à mulher. Reflexões :
Que eu quero?
Que terapias alternativas estão disponíveis a mim se eu estiver experimentando sintomas?
Que pode me ensinar estes sintomas ?
Eu honrei ou honro meus ciclos?
Eu respeito-me?
Como eu sinto sobre minha fertilidade ou a perda da fertilidade?
Como eu sinto sobre minha menstruação ?
Como eu sinto como uma mulher?
O faço espiritualmente enquanto eu me aproximo da menopausa.
Eu penso que estou no momento de sabedoria?
Eu penso que meu sangue é sábio?
É muito importante ter a informação sobre nossos corpos, a maneira que trabalham, as mudanças a que todos nós vamos completando, porque nós crescemos e nos tornamos. Compreendendo o que nós queremos ou necessitamos, nossas escolhas, nossos corpos, nossas vidas.

Texto de Arielle Kaph

Que essas sejam as reflexões de todas nós durante os ciclos de morte e renascimento, até a chegada do "Sangue Sábio", envelhecer não é sinônimo de decadência e sim de sabedoria, maturidade. A menopausa é só mais uma etapa da evolução da mulher rumo ao Divino Feminino.